Você já parou para pensar sobre as suas orações à Deus?
Suas orações têm sido respondidas?
Por que é tão difícil orar com regularidade?
Você acredita que está orando da maneira correta?
Salmos 37:4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Sonhamos, desejamos coisas boas para nós e nossa família, fazemos planos. Então vamos à igreja pedir a Deus pela realização destes sonhos. Nos esforçamos, pagamos um preço. Alguns fazem até certos sacrifícios por determinadas causas. Mas… Muitas vezes, as coisas que pedimos não acontecem… E ficar só orando cansa… Não é assim que acontece? Aos poucos, vamos deixando a prática da oração de lado… E pedimos aos pastores para orar por nós…
Esse padrão de vida de oração frustrada está certo? Onde temos errado? Como viver o padrão de vida de oração bem-sucedida que a Bíblia fala?
Isaías 59:1 Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode mais nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não nos pode ouvir?
Em primeiro lugar, precisamos aprender a orar.
Mateus 15:19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Marcos 7:21-23 Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.
Jeremias 17:9 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
Tiago 4:2-3 Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Como interpretar o Salmo 37:4, que diz que Deus atenderá os desejos do nosso coração, se do nosso coração procedem tantas coisas ruins?
Filipenses 2:13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Quando submetemos nossa vontade à Deus, nossos sonhos, nossos desejos, nossos planos, nossas prioridades mudam. Enquanto estivermos presos à sistemática individualista de colocar os nossos sonhos em primeiro lugar e ficar tentando negociar com Deus, seremos frustrados em nossas orações. Vocês conseguem perceber que a oração que agrada a Deus é aquela onde há submissão e obediência?
Vamos reler o texto de Filipenses 2 e atentar para todo o contexto em que o texto foi escrito:
3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. 12 Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. 14 Façam tudo sem queixas nem discussões, 15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, 16 retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
Vejam a riqueza desse texto! Atentem para o exemplo de Jesus. Ele não orava pedindo por suas vontades. Lembram da oração de Jesus no Getsemani? “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Uma oração de submissão e obediência. Ele esvaziou-se de si mesmo. Essa era a oração dEle.
Quando Martinho Lutero decidiu expor os enganos da Igreja Católica no ano de 1.521 na cidade Worms, na Alemanha, fixando as 95 teses na porta da catedral, ele sabia que poderiam mandar mata-lo e manda-lo à fogueira, assim como haviam feito com João Huss. Quando o imperador Carlos V. convocou uma Assembleia para julgar os escritos do monge agostiniano Martinho Lutero, ele passou a noite em vigília orando a Deus:
“(…) sabendo que tinha de comparecer perante uma das mais imponentes assembléias de autoridades religiosas e civis de todos os tempos, Lutero passou a noite anterior em vigília. Prostrado com o rosto em terra, lutou com Deus, chorando e suplicando. Um dos seus amigos ouviu-o orar assim: ‘Oh, Deus todo-poderoso! A carne é fraca, o diabo é forte! Ah, Deus, meu Deus; que perto de mim estejas contra a razão e a sabedoria do mundo! Fá-lo, pois somente tu o podes fazer. Não é a minha causa, mas sim a tua. Que tenho eu com os grandes da terra? É a tua causa, Senhor, a tua justa e eterna causa. Salva-me, ó Deus fiel! Somente em ti confio, ó Deus! Meu Deus… Vem, estou pronto a dar, como cordeiro, a minha vida. O mundo não conseguirá prender a minha consciência, ainda que esteja cheio de demônios, e se o meu corpo tem de ser destruído, a minha alma te pertence e estará contigo eternamente(…).” (BOYER, Orlando. Heróis da fé. CPAD: 2002, p.24).
E nós? Como temos orado? Para sairmos do padrão de vida de oração frustrada e entrarmos no padrão de vida de oração bem-sucedida, precisamos apreender a orar a vontade de Deus.
Qual foi a última vez que suplicamos pela vida nossos familiares que estão perdidos? Não seria a salvação deles uma causa justa?
Precisamos parar com as orações egocêntricas que só se preocupam com a satisfação de desejos. Precisamos aprender a pedir por qualidades, virtudes e valores espirituais que possam refletir o caráter de Deus.
Quando estamos orando, precisamos nos humilhar perante a santidade de Deus. Orar com pensamentos egocêntricos e autossuficientes de nada adianta, pois Deus se opõe ao orgulhoso. I Pedro 5:5 diz que (…) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
Salmos 51:17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Precisamos meditar na Palavra de Deus antes de orar.
Josué 1:7-8 7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
Salmos 1:1-3 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. 3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
Percebam como é importante meditar na Palavra de Deus antes de orar!
João 15:7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Permanecer Nele é “andar” com Ele, ficar junto Dele, viver com Ele, tornar-se como Ele, e alimentar os desejos que Ele coloca em nosso coração, porque esta é a vontade Dele para nós. Ele coloca os desejos em nossos corações para que oremos e peçamos essas coisas que Ele quer que tenhamos.
Vamos mudar nossos hábitos de oração e antes de começar a pedir por coisas, por isso e aquilo, vamos meditar na Palavra de Deus e procurar entender a vontade de Deus para nós e para nossa igreja. Percebam que aqui reside um dos motivos para que as pessoas “esfriem” na oração: a falta de meditação e de leitura da Palavra. As pessoas têm outras prioridades, começam seus dias agitados com muitas tarefas já programadas e deixam a oração para o final do dia, quando sobrar um “tempinho”.
Mas para a oração ser fervorosa ela precisa ser vir primeiro! E ela só vai se tornar fervorosa depois que seu espírito estiver cheio da Palavra de Deus e quando as prioridades forem colocadas no lugar certo. A oração requer um tempo exclusivamente separado para estarmos a sós com Deus.
Quem aceita o desafio de comprar um livro devocional e meditar um pouco na Palavra de Deus antes de orar?
Depois de meditar na Palavra, vamos orar com uma atitude de submissão e obediência, já nos colocando à disposição de Deus para cumprir o que Ele determinar. Isso é fé! E não há oração mais eficaz do que a oração feita com fé e baseada nas Escrituras!
Efésios 4:22-24 22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Não podemos parar com a transformação do nosso caráter e dos nossos hábitos. Se continuarmos mantendo os mesmos hábitos de anos atrás, não iremos evoluir na nossa caminhada cristã. Precisamos nos renovar: na maneira de pensar, na maneira de sentir, na maneira de falar e na maneira de orar!
O Pastor Gustavo Bessa afirmou que “Muitas pessoas caem no pecado e permanecem nesta situação porque não têm uma vida de oração. Elas não conseguem discernir os acontecimentos e começam a imaginar que as suas atitudes erradas são normais. Quando cessam as orações na vida de uma pessoa, ela vai pouco a pouco se tornando mais complacente com o pecado. Ela já começa a aceitar certos pensamentos, sentimentos e comportamentos que antes ela considerava reprováveis. Ela já não acha tão errado guardar rancor e amargura no coração, falar e permitir que falem mal dos outros, ouvir e fazer fofocas, concordar e semear divisões, pecar e concordar com o pecado. A ausência de oração vai deixando a pessoa com a consciência cauterizada.”
Efésios 4:14-15 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Além de aprender a orar, precisamos aprender a perseverar.
Lucas 18:1-8 1 Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. 2 Ele disse: Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. 3 E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: “Faze-me justiça contra o meu adversário”. 4 Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: “Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, 5 esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar”. 6 E o Senhor continuou: Ouçam o que diz o juiz injusto. 7 Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? 8 Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?
Onde está a nossa fé? Fé que persevera e nunca desiste? Não vamos desistir de orar pelos nossos familiares e amigos que precisam de oração. Por mais que eles sejam muito teimosos e cabeças duras, cheios de pecados, a misericórdia de Jesus é ainda maior que tudo isso! A cura de Deus é mais poderosa que o pecado do enfermo.
Tiago 1:6-8 (…) aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
Precisamos perseverar com fé nas nossas orações!
Romanos 12:12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Tenho certeza de que Deus quer falar algo conosco. Mas não só falar… Ele quer elevar nossos hábitos cristãos de oração para níveis mais maduros e encorajar nossa fé na oração!
Hebreus 10:36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu
Efésios 3:20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós
Vamos orar mais! Vamos meditar mais na Palavra de Deus, transformar nossas vontades e alimentar a nossa fé com a Palavra de Deus e perseverança! Amém? Que Deus nos abençoe!